Exposição da GaleraDoClick na Prefeitura Paulistana

Prefeitura recebe exposição com fotografias feitas por jovens com Síndrome de Down

Alunos do projeto Galera do Click estarão presentes no hall principal da Prefeitura e irão fotografar os visitantes. Mostra acontece até 2 de junho

De Secretaria Especial de Comunicação

A sede da Prefeitura recebe até 2 de junho a exposição “O que é especial merece ser fotografado”, com 21 fotografias feitas pelos jovens com Síndrome de Down do projeto Galera do Click. Durante os seis dias da mostra, os jovens fotógrafos estarão presentes no hall principal do Edifício Matarazzo e irão registrar imagens dos visitantes.

As obras foram produzidas com equipamento semiprofissional utilizando a técnica de luz negra com flash e tinta neon. Os jovens usaram suas colegas de curso como modelos. “A maior riqueza do ser humano é a diversidade, mas nossa sociedade não sabe lidar com o que é distinto. Uma mostra como essa estimula a arte, evidencia o quão belas são as diferenças e contribui para a desconstrução de preconceitos”, disse o secretário municipal Cid Torquato (Pessoa com Deficiência).

A abertura da exposição contou com a presença do prefeito João Doria, da primeira-dama de São Paulo, Bia Doria, do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, e de diversos atletas das Olimpíadas Especiais.

A exposição, organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Galera do Click

O projeto Galera do Click foi criado em 2013 pela fotógrafa Sandra Reis, inspirada pelo seu filho Felipe, que tem Síndrome de Down. Oferece aulas gratuitas de teoria e prática da fotografia para jovens com a síndrome. Atualmente atende 69 alunos, divididos em quatro turmas, que realizam o curso profissionalizante, que inclui aulas com duas horas de duração, uma vez por semana.

O objetivo do projeto é fazer com que os jovens, por meio das lentes da câmera, capturem momentos, absorvam sentimentos e transformem suas perspectivas de vida. Aprender a fotografar faz com que os alunos se sintam úteis, valorizados e respeitados. Além disso, eles são efetivamente preparados para o mercado de trabalho, o que contribui para a inclusão social.

Exposição “O que é especial merece ser fotografado”
Data: 29 de maio a 2 de junho – de segunda-feira a sexta-feira
Horário: 8h às 17h
Local: Hall da entrada principal da Prefeitura de São Paulo
Endereço: Viaduto do Chá – nº 15 – Centro

About the author

Deixe uma resposta